Os computadores precisam da explicação de tudo nos mínimos detalhes e na sua linguagem, para poderem executar tais tarefas. Para isso foram desenvolvidas as linguagens de programação, que se diferenciam em recursos e sintaxe.
È a contração de “Formula Translator”, primeira versão do Fortran foi criada no final da década de 50, mas passou a ser mais usada depois da metade da década de 60, quando surgiram varias versões diferentes. Ultimamente é pouco usado.
Linguagem de alto nível, criada na década de 60. O Pascal é uma
linguagem bastante estruturada, com regras bastante rígidas, o que o torna difícil de usar. Ultimamente o Pascal original é pouco usado, mas suas versões atualizadas como o Free Pascal evoluíram muito, o próprio Kylix (unto com o Delphi) é uma evolução do Pascal.
Sua sintaxe é bastante simplificada e intuitiva e com vastos recursos,
portanto pode ser usada por toda classe de usuários. Para pessoa que esta começando é uma boa opção.
Significa “Common Business Oriented Language”. Criada no final dos
anos 50, objetivando aplicações para bancos e financeiras em geral. Comparada com outras linguagens da época, era simples, com isso garantiu uma boa aceitação. Até hoje utilizada nos sistemas bancários, o que explica a grande procura por programadores experientes nesta linguagem na época do bug 2000.
Foi desenvolvido na década de 70, mas ainda hoje é bastante utilizado. Tem como ponto positivo é de se escrever tantos programas bastante otimizados para maquinas, por exemplo, como simples programas também e ao mesmo tempo vir com várias funções prontas e sendo assim bastanterápido. E um bom exemplo são que a maior parte dos programas Linux e o Kernel quase todos foram escritos em C.
Mantém os recursos do C original, mas tem uma grande melhora em relação ao C e com bastante recursos novos, como recursos orientados a objetos, e de fácil utilização. Bastante utilizado para criar muitos programas para diversas plataformas, é a linguagem oficial do KDE(a interface gráfica usada por padrão no kurumin) e da maioria dos programas para ele.
Linguagem de alto nível, bastante parecida com à C++, e com características buscadas de outras linguagens, como Smalltalk e Modula-3 e bastante simples, tem robustez, segura , extensível, bem estruturada e distribuída.
Sua memória alocada dinamicamente é gerenciada pela própria linguagem.