Quem sou eu

Minha foto
Blog Criado para trabalho da matéria Tecnologia de Informação Grupo: Aline Barros Sampaio, Leonardo Augusto Carvalho, Guilherme Machado de Castro

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Banco de Dados

Banco de dados é um conjunto de aplicativos que organizam dados, geralmente de sistemas de intervenção para que este se torne informações.

O bando de dados tem um software responsável pela gravação e consulta de seus dados que é chamado de Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Este gerenciador é utilizado por sistema de informação, ou seja, o SGBD envia e recebi informação do banco de dados e o mesmo repassa e recebe informações do sistema. Exemplos de SGBD são: Oracle, Ms-SQL-Server, My-SQL, PostgreSQL e InterBase

Um SGVD não possui interface para o usuário, para utilizá-lo é necessário fazer uso de um outro software. Todo SGBD é distribuído com software que lhe serve de interface chamado “client”. A linguagem utilizada que um SGBD entende é SQL.

Linguagens de Programação

Os computadores precisam da explicação de tudo nos mínimos detalhes e na sua linguagem, para poderem executar tais tarefas. Para isso foram desenvolvidas as linguagens de programação, que se diferenciam em recursos e sintaxe.

  • Fortran

È a contração de “Formula Translator”, primeira versão do Fortran foi criada no final da década de 50, mas passou a ser mais usada depois da metade da década de 60, quando surgiram varias versões diferentes. Ultimamente é pouco usado.

  • Pascal

Linguagem de alto nível, criada na década de 60. O Pascal é uma

linguagem bastante estruturada, com regras bastante rígidas, o que o torna difícil de usar. Ultimamente o Pascal original é pouco usado, mas suas versões atualizadas como o Free Pascal evoluíram muito, o próprio Kylix (unto com o Delphi) é uma evolução do Pascal.

  • Python

Sua sintaxe é bastante simplificada e intuitiva e com vastos recursos,

portanto pode ser usada por toda classe de usuários. Para pessoa que esta começando é uma boa opção.

  • Cobol

Significa “Common Business Oriented Language”. Criada no final dos

anos 50, objetivando aplicações para bancos e financeiras em geral. Comparada com outras linguagens da época, era simples, com isso garantiu uma boa aceitação. Até hoje utilizada nos sistemas bancários, o que explica a grande procura por programadores experientes nesta linguagem na época do bug 2000.

  • C

Foi desenvolvido na década de 70, mas ainda hoje é bastante utilizado. Tem como ponto positivo é de se escrever tantos programas bastante otimizados para maquinas, por exemplo, como simples programas também e ao mesmo tempo vir com várias funções prontas e sendo assim bastanterápido. E um bom exemplo são que a maior parte dos programas Linux e o Kernel quase todos foram escritos em C.

  • C++

Mantém os recursos do C original, mas tem uma grande melhora em relação ao C e com bastante recursos novos, como recursos orientados a objetos, e de fácil utilização. Bastante utilizado para criar muitos programas para diversas plataformas, é a linguagem oficial do KDE(a interface gráfica usada por padrão no kurumin) e da maioria dos programas para ele.

  • Java

Linguagem de alto nível, bastante parecida com à C++, e com características buscadas de outras linguagens, como Smalltalk e Modula-3 e bastante simples, tem robustez, segura , extensível, bem estruturada e distribuída.

Sua memória alocada dinamicamente é gerenciada pela própria linguagem.

Como fazer um site?

O primeiro passo é escolher o domínio, os mais comuns são “.com” e não são muito caros( algumas dezenas de reais), após registrar o seu domínio, o próximo passo é comprar um alojamento.

O alojamento é feito por uma empresa que irar guardar os ficheiros que seu site vai ter, também não é caro, normalmente é contratado por um ano.

Se não tem qualquer experiência em fazer sites, o melhor é comprar um alojamento que tenha pacotes que incluem sites pré-fabricados, desta forma apenas precisa de selecionar o tipo de site que quer (normalmente um blog) e será instalado automaticamente.

As empresas de alojamento têm equipas de suporte técnico que ajudam durante o processo de criar sites, desde a instalação inicial, até problemas que aconteçam durante a duração do contrato. No entanto, estas empresas não fazem a instalação por si, nem ajudam na implementação e design do site. Apenas o podem auxiliar se tiver algum problema técnico.

O design pode ser simples e rápido, utilizando o templates(design pré-fabricado). O layout de um site pode significar um utilizador chegar à sua página e ficar ou chegar à sua página e sair imediatamente.

Para finalizar, você tem que colocar o conteúdo que vai ser o grande diferencial dos outros milhões de sites e quanto mais conteúdo o seu site tiver, mais facilmente conseguirá atingir as primeiras posições dos motores de busca, o que é extremamente importante para atrair mais visitantes.

Redes e Internet











Rede de computadores é a interligação de um ou mais computadores e esses podem transferir informações e compartilhar recursos como: impressão, DVD, CD e disco.

Antigamente os computadores em redes tinham a topologia em forma de anel, que é uma rede ligada em equipamentos que estão ligados em forma de um circuito fechado, nessa topologia as informações são transferidas em uma só direção, existindo um dispositivo que intercepta e gera o fluxo de dados que entra e sai do anel.

Hoje em dia, a grande topologia utilizada é a mista, que em outras palavras é a internet. A internet é a rede mundial de computadores, ela interliga vários de equipamentos em todo o mundo, desse modo ocorrem armazenamento e transferências de informações por computadores pessoais, empresarias e servidores. A troca de dados é realizada através dos serviços disponibilizados na tal.

Exemplo desses serviços:

  • Correio eletrônico: Ms-Outlook
  • Web: Firefox, Internet Explore e Safari.
  • VOIP: Skype

Para tornar a internet mais organizada, saber de onde um computador está acessando esses serviços foi criado o IP (Internet Protocol), que é uma forma de endereço.



Tecnologia de Informação na Engenharia


Caros colegas engenheiros,

Neste blog, vocês encontraram posts relacionados a Tecnologia de Informação.
Estranho, se tratando de uma empresa de Engenharia não é?!
Pois bem, nem tanto assim, nós, engenheiros, também precisamos da tecnologia de informação, e nada melhor do que saber um pouco dela para podermos usá-las de maneira que nos ajude, poupando tempo e algumas "dores de cabeça" não é mesmo?!
Aqui vocês encontraram explicações dos tipos de Linguagens de Programação utilizadas ao longo destes anos e que são muitas vezes são utilizadas para criarem programas que nós engenheiros utilizamos e precisamos. Vocês também encontraram aqui, posts relacionados a redes e internet, banco de dados, e como criar um site, o que é necessário e tudo mais!